sábado, 4 de setembro de 2010

Dark Sun 4e - Review

Olá (1d4+1) Leitores!

Há algumas semanas, graças à Amazon e o Seu Antonio (motorista The Flash da DHL) recebi minha cópia do Dark Sun Campaign Setting e da Aventura Marauders of the Dune Sea, somente ontem chegou, atrasado, o Creature Catalog. Tendo lido o livro principal e passado um olho nos demais já é possível dar um parecer sobre o material.

De forma resumida:

Campagin Setting: Foda pra caralho! Um dos melhores livros da 4e.
Aventura: Bosta completa
Creature Catalog: Fundamental para qualquer campanha


Agora de forma mais detalhada

Campaign Setting: Apesar de suas "poucas" 224 páginas o conteúdo do livro está perfeito, um excelente equilíbrio entre material para players e Dm's, crunch e fluff. A primeira vista algumas descrições das localidades pode parecer pouco, mas o livro propositalmente deixa lacunas e ganchos para serem completados com as aventuras dos jogadores. A unica parte que fica faltando (pois é somente explorada superficialmente em uma sidebar) é explorar a história passada do cenário. Na minha humilde visão, o mérito de condensar de forma concisa e coesa o conteúdo neste livro é do Rodney Thompson, que fazia a mesma coisa com primor com os livros de Star Wars Saga.

Aventura: Não dá para entender como a WotC colocou esse refugo de lixo atomico no mercado. Até mesmo materiais dados de graça como o Bloodsand Arena e o DnD Encounters além da aventura que saiu na Dragon são infinitamente melhores são infinitamente melhores que essa aventura que saiu. Infelizmente o material é assinado pelo Bruce Cordell, um dos designers mais experientes da WotC, mas só posso imaginar que esta aventura foi feita por um estagiário e ele, como chefe do setor, teve que assumir a cagada.

Creature Catalog: Originalmente este livro não estava previsto para sair. Mas como o Players Guide foi "fundido" com o Campaign Setting, tiveram que criar o segundo "livro" para o cenário. Mudança essa que foi EXCELENTE. Com o CS condensando toda a parte do cenário tivemos espaço para um livro exclusivo para toda a ecologia de Dark Sun. O livro não é apenas um "Monster Compendiun" ele vai bem alem disto, trazendo hazzards, monster themes, terrenos e os Big Bad Bosses - os Sorcerer-Kings e o famigerado Dragão Athasiano, que também estampa a bela capa do livro.

Agora é preparar os cantis e as armas de obsidiana para encarar os desafios do deserto

Até a proxima!