terça-feira, 14 de abril de 2009

Apertem os dados, o jogador sumiu....

Olá pessoal,

Estou de volta depois de longa (e involuntária) ausência, graças a problemas causados por uma tal de "vida real"....primeiramente me desculpem pelo trocadilho infame na postagem de hoje, mas achei a brincadeira adequada, para o post no qual falarei sobre algumas dicas de como proceder quando algum jogador falta à sessão de jogo.

A situação é a seguinte, seu grupo de RPG está naquela campanha duradoura com grande desenvolvimento dos personagens e do enredo, você se encontram religiosamente a cada duas semanas às 21:00 da sexta-feira em um local pré-derterminado (a famosa casa-do-mestre) para dar continuidade a esta história. Entranto, quando chega o fatídico dia do jogo, um dos jogadores resolve ter que comparecer a algum evento mais importante (veja só!), como o aniversario da mãe, o casamento da irmã ou a uma prova de recuperção na faculdade (que absurdo! Nerd que é nerd estuda e não toma pau na escola!). O DM (e o resto do grupo) precisa resolver o que fazer para contornar este problema, e garantir a jogatina!

Dupla dinâmica
A primeira opção para não parar com o jogo é entregar a ficha do jogador (é sempre sugerido que as fichas fiquem com o DM) para alguem controlar. Com certeza quem estiver pilotando 2 fichas vai cometer algumas injustiças (como usar o PC emprestado para proteger o seu), é importante que o jogador escolhido para pilotar o personagem do jogador faltante seja algum que jogue com algum personagem da mesma classe, ou seja o jogador mais experiente e comprometido da mesa. Acho que é interessante que algumas decisões o DM tenha o poder de veto, por exemplo, por que o mago do grupo (pc do jogador faltante) seria o primeiro a entrar no corredor de uma dungeon que tem altissima probabilidade de estar repleta de armadilhas?

Piloto Automático
Se o PC for alguem com alguma importância e relevância para o desenvolvimento da história, o DM pode optar por transformá-lo em um NPC (para esta sessão), de forma a garantir que o desenvolvimento da história não seja comprometido por algum avacalhão. Para as partes de combate o DM pode optar por usar um recurso comum em quadrinhos, e fazer com que alguns eventos ocorram "off-panel". Particularmente eu gosto de simular os combates entre NPC's e Monstros fora do combate principal entre PC's e monstros.

Saída Estratégica
Outra opção interessante é fazer com que o PC do faltante, saia em alguma missão paralela enquanto a história principal continua. Se adotar esta opção o DM precisará ser ágil na sua preparação para re-equilibrar os encontros para não permitir que uma ausência de um jogador provoque um TPK e estraque toda uma campanha.

One night stand
Se não for viável sumir com o PC ou substituir o jogador, a alternativa que resta ao grupo é jogar uma aventura de uma noite. Esta pode ser uma boa oportunidade para testar algum sistema diferente que alguem comprou, ou até mesmo dar uma folga ao DM. É sempre bom ter algumas aventuras pequenas prontas à mão (no site da WotC existem várias), ou algum produto como o Dungeon Delve, com alguns encontros pré-prontos (eu já comprei o meu!).

Ai ficam algumas dicas. Como você fazem em suas mesas?

Deixem seus comentários (é bom estar de volta à blogosfera!)

NC.

4 comentários:

  1. Em primeiro lugar, welcome back =P

    Na minha mesa a gente tem um rodízio de mestres, os outros geralmente entregam a ficha do faltoso a algum outro jogador, mas eu prefiro deixá-lo como NPC, o personagem simplesmente acompanha o grupo sem falar nada ou ter nenhuma ideia relevante e nos combates ataca de forma meio "mecânica".

    Acho a solução mais adequada, para evitar que o personagem seja usado como alvo/isca ou tenha seu equipamento "pilhado" pelos próprios companheiros.

    ResponderExcluir
  2. na nossa mesa, marcamos o jogo uma vez por mês. Colocamos nossos impedimentos num calendário e escolhemos um dia. Se o jogador fica fazendo muito doce (toda semana tem aniversário) ele está fora. è substituído por alguém mais disponível pro rpg (temos muitos jogadores).

    ResponderExcluir
  3. Bem-vindo de volta!

    Piloto Automático e o One-Night Stand são sempre as melhores opções.

    Comentário sobre o comentário do Renato: Tu percebeu que quem pilha o equipamento do faltoso é você mesmo, né? E quando tem saída estratégica tu chia?

    ResponderExcluir
  4. Resposta para o Tonho: eu chio da saída estratégica porque, ao contrário do que o Nerdcore sugere, tu NÃO reequilibra os encontros.

    E quando foi que o pilhei o equipamento de um jogador faltoso? =O

    ResponderExcluir