segunda-feira, 20 de abril de 2009

Tiny Adventures

Olá pessoal,

atualmente tenho estado numa crise de abstinência de RPG....não jogo nem mestro a alguns meses já, mas isso não me impede de me manter ocupado com o nosso hobby preferido. Tenho aproveitado meu tempo livre para ler quadrinhos (Dragonlance e Worlds of Dungeons and Dragons), livros de regras (Star Wars Saga Edition) e pocket books (Dragonlance: Dragons of Highlord Skies), além de me divirtir no facebook jogando "tiny adventures".

A dica deste "jogo" veio do meu irmão e do Marcelo Dior do vozes em alguns comentários no blog. Para quem já tem login no facebook basta acessar o link: http://apps.facebook.com/tinyadventures/?ref=ts , para quem não tem, é só fazer um cadastro rápido e depois começar a jogar.

A mecânica do jogo é bastante simples, você escolhe uma das opções de heroi pré prontas (são 16, 2 para cada classe do PHB1 da 4e), e vai no link "find adventure" e escolhe uma missão. Cada aventura tem uma quantidade de encontros que varia entre uns 5 até quase 20 (nos níveis mais elevados).

Cada encontro é um teste que pode ser de cada um dos 6 atributos básicos (força, constituição, destreza, inteligencia, sabedoria ou carisma) ou uma jogada de ataque ou defesa (AC). Um dado é rolado automaticamente e somado ao seu bonus e comparado com o DC do encontro, se o seu resultado for igual ou maior sucesso, caso contrário é falha. Vencido ou não o encontro, você receberá um pouco de xp, um pouco de ouro, podendo receber também algum item de "loot" e algum efeito (tipo bonus ou ônus).

Os encontros ocorrem de forma automática, em intervalos de aproximadamente 10 minutos, entre um encontro e outro você poderá tomar uma poção (para cada aventura você pode levar 2 poções). As poções podem também ficar no modo "automático" onde você toma uma poção de cura quando baixar num nível crítico de HP, ou quando faltarem poucos encontros para o final da aventura.

Terminada a sua missão, vencendo os seus encontros ou "morrendo" (no jogo você não morre, mas retorna mais cedo para casa para recuperar dos ferimentos). Você poderá ir numa lojinha vender o loot que você ganhou, e comprar novos equipamentos e poções. Na tela de inventory você poderá equipar os seus itens, o interessante é que neste jogo, você não deverá tentar maximizar os seus atributos principais, mas sim equilibrar da melhor forma possível para tentar ter uma maior chance de sucessos nos encontros.

Depois de uma 30 ou 40 aventuras o seu personagem chegará no nível 10 e se aposentará. Neste ponto você poderá começar outro heroi que receberá um item como herança do seu personagem aposentado. Cada geração que você completar abrirá novas opções e possibilidades no jogo, como aumentar a loja, ou permitir que você jogue com o swordmage.

Para aqueles que, assim como eu, precissam de uma dose constante de DnD, fica a dica!

Até a próxima

NerdCore

7 comentários:

  1. Passe aí o seu nome no Facebook para eu localizar seu personagem e nos aliarmos!

    ResponderExcluir
  2. Meu nome no Facebook é Fernando Henrique Lopes Mascarenhas. Por lá você acha meu irmão (nerdcore).

    E o resposável por eu jogar esse joça é o Marcelo que sugeriu aqui muito tempo atrás.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo,

    Meu nome no facebook é Felipe Mascarenhas..atualmente estou sem foto!

    ResponderExcluir
  4. A-rá! Encontrei vocês hoje e já até dei uns buffs em seus personagens, hehehe.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo .... hoje me passaram um jogo do Facebook que chama Mafia Wars .... bem mais doido que o tiny adventures ... entra aí.

    Valeu
    fernando

    Meu irmão já tá tumultuando

    ResponderExcluir
  6. Realmente o Mafia Wars é bem legal...é mais "jogável".

    ResponderExcluir
  7. Oq mata o D&D é esse tempinho para completar a missão. Não sabia dessa parada de aposentadoria, meu Drow ta no level 11...

    No Mafia, é direto, depois tem q esperar e carregar a energia...mas na veia mesmo é o D&D!
    Me adicionem lá! 3 Perfis de D&D.
    Rafael Laman- c/ foto.
    Fael Nascimento e Rafael Laman sem foto.

    ResponderExcluir