domingo, 31 de maio de 2009

DnD um mundo globalizado: Parte I - Economia

Olá DnD'ers,

Começo hoje no blog a postar uma série de artigos no blog comparando algumas lições de globalização que podem ser aprendidas com o DnD. Dentre outos temas falarei sobre a economia (tema do artigo de estreia), linguas/culturas, questões raciais dentre outros (se tiverem sugestões comentem que coloco na listas de temas a serem abordados).

Não pretendo com esta série de artigos criticar ou elogiar algumas opções simplistas que foram adotadas para o jogo de DnD e os mundos de RPG, pretendo apenas constatar estas simplificações e fazer uma analogia com o mundo de hoje.

Então vamos analisar alguns aspectos de economia DnDística:

1. Moeda Única.
Nos temos modernos (nosso mundo de hoje em dia) alguns pequenos passos foram dados na criação de moedas únicas regionais (como no exemplo do EURO), entretanto nos mundo de DnD, por maiores que sejam (como Forgotten) ou mais estranhos (como Spelljammer) a moeda oficial é o GP (Gold Piece) / PO (Peça de Ouro) e suas derivações de metais menos nobres. Os únicos mundos que não adotam o GP como moeda oficial são o DragonLance, com suas moedas de aço, e o Dark Sun com suas moedas de cerâmica. Ainda assim estas moedas tem validade em todo território abrangido pelo cenário, ou seja você pode atravessar um continente, ou fazer uma longa travessia de barco e ao chegar ao seu destino você não precissaria fazer nenhuma operação cambial para gastar o seu suado dinheiro.

Num mundo medieval normal (leia-se histórico) as moedas até poderiam ser feitas de ouro ou qualquer outro metal precioso, representando o seu valor, mas dificilmente elas teriam validade com terem prensadas em sua face o brasão do o lorde local.

Se os mestres de plantão quiserem inovar nas suas campanhas, implementar um pouco mais de realismo nas transções cambiais seria interessante. Imagine só, os PC's chegando em uma cidade erma após uma longa jornada, ordenam um banquete na taverna local, apenas para descobrir, na hora de pagar que as moedas de ouro que portam não tem nenhuma validade na região.

2. Tabelamento de Preços
Está lá, em qualquer edição do DnD uma extensa lista de armas, armaduras, utensílios, animais, comidas, roupas e tudo mais que um aventureiro possa necessitar, com preços que valem para todos os mundos do DnD. Voltando ao exemplo do velho mundo (Europa), mesmo com a grande maioria dos países adotando o Euro como moeda oficial ainda existem coisas mais baratas em algumas regiões do que em outras, seja por questões de impostos, disponibilidade local, diferenças de orferta e demanda, mas fato é que dificilmente uma lata de coca-cola custará 2 Euros em todo território.

É simples para o DM e para os jogadores, assim que entram numa cidade o ranger do grupo anuncia (compro 20 flechas e gasto 2 moedas de prata). Mas imagine se esta for uma cidade subterrânea com a raça predominante de anões, creio que dificilmente o ranger acharia flechas (talvez apenas bordões apara besta) e mesmo que as ache talvez tenha que pagar um preço um pouco mais caro. Usar recursos como este podem gerar oportunidades para o DM controlar alguns combos (restringindo a disponibilidade de alguns itens, como poções) e gerenciar um pouco a riqueza do grupo.

3-Produção Especializada e Distribuição Global
Este tema tem um pouco a ver com o anterior. É sabido que nos mundos de DnD os elfos são exímios produtores de flechas e os anões fazem exelentes armaduras e machados. Está subentendido no contexto de DnD que estas raças exportam os seus produtos caracteristicos e importam aquilo que não sabem produzir bem. Existe uma teoria econômica que para globalização dar certo seria necessário que cada país se especializasse em alguns produtos que ele realemente tem a manha de produzir, para fazer em larga escala e com custo otimizado, para trocar com os outros produtos produzidos por outros países (tipo um mega escambo).

Pensar em quais itens especiais podem estar disponíveis numa região do mundo é bem interessante. Avaliando questões culturais, históricas e raciais, quais os itens diferenciados (masterwork ou mágicos) estariam disponíveis para compra, até mesmo por um preço diferenciado para a região. Sugiro aos DM's quando criarem suas aventuras atribuirem fatores de percentuais de variação para compra de itens de especialidade na região (mais baratos ou melhores) e itens raros (mais caros ou piores). Porque os PC's conseguiriam comprar uma espada de 2 mãos em uma vila de pescadores? Em compensão o salmão defumado desta região, considerado uma iguaria, sairia bem baratinho.

Creio que estas dicas/constatações podem ajudar os DM's a colocarem um pouco mais de "sabor" regional e econômico em suas campanhas.

Continuem jogando e postando no blog!

Até a próxima

NC.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Enquete: Novidades DnD 4e

Boa noite pessoal,

recentemente tivemos uma enxurrada de notícias e novidades no mundo de DnD, com certeza algumas agradaram mais que as outras. Trago aqui um resumão das novidades e uma enquete para saber a preferência dos RPGistas.

1. KI está morto
Como foi anunciado o power source Ki está morto e enterrado. Eu particularmente nunca curti muito a temática oriental (por ser meio limitada e não aplicável a todos os cenários) apesar de saber que o "monk" é um classe muito querida (principalmente entre os munchikins)

2. Monge é psiônico
Com a morte do Ki, sobrou para os psiônicos abraçarem a classe do moge que acabou ficando orfão. Eu particularmente preferia que tivessem feito do monge uma classe marcial, ou tivessem esquecido totalmente do "carateca".

3. Psionics, Divine and Primal Heroes
Foi confirmado que além das classes psionicas, teremos mais classes divinas e primais no PHB3. Concordo que o Shaman e o Warden poderiam ter ficado melhores e novas classes primais serão bem vindas, mas ao meu vier os herois divinos já estavam bem servidos.

4. Giths and Minotaurs
Na imagem da capa do PHB3 aparecem um Gith (caracterizado de monge) e um Minotauro (com uma mega marreta runica) então é seguro afirmar que eles farão parte da gama de raças jogavéis que serão lançadas no próximo livro do jogador.

5. Martial Power 2
Foi dito desde o começo da 4e que poderiam ser lançados novos livros da série "XXXX Power". Achei meio cedo lançarem mais um martial power logo no começo do proximo ano, principalmente por não termos nenhuma nova classe marcial, se bem que poderiam lançar alguns builds mais "controllers" para as classes que já temos.


E ai, qual novidade mais gostaram?

Até a próxima

NC.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dia do Orgulho Nerd!

Parabens a todos nós!

Hoje é o dia do orgulho nerd ou também o dia da toalha (vai entender né).

Sugiro a todos se presentearem hoje comprando livros de RPG, dados, jogos de computador e coisas afim.

Até a próxima!

NC.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

XDM - DM ao extermo

Olá Pessoal!

Há algum tempo já tinha ficado sabendo que este livro sairia, pois um dos seus autores é o Tracy Hickman (aquele mesmo de Dragonlance e Ravenloft) e eu escutava o seu Podcast. Inicialmente a data prevista para o lançamento do XDM-Xtreme Dungeon Mastery seria no final do ano, mas agora o livro foi adiado para agosto (possivelmente para a época da GenCon)

Tá aí o link para quem quiser dar uma conferida

http://www.xtremedungeonmastery.com

O livro parace que vai misturar dicas de como ser um bom (ou mal) DM, ensinando como incrementar sua mesa e maltratar os jogadores, num texto bem humorado. Tomara que o livro pinte logo na amazon, pois já tem algum tempo que quero ler sobre o assunto!

Até a próxima
NC.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Novo blog na área

Pessoal

venho divulgar um novo blog (nada a ver com rpg) mas muito bem escritico e com bastante humor.

http://carinhodepedreiro.blogspot.com/

Posso dizer que esse blog é quase um preview de algo que está por vir!

Espero que gostem

Até a próxima

NC.

terça-feira, 19 de maio de 2009

MM2 e PHB 3

Boa noite pessoal,

apenas algumas rápidas notícias.

Primeiro a amazon já shippou (a jato) o meu Monster Manual 2, logo no final de semana já poderei por minhas mãos nele e comentar.

E parece que vazou a capa do Players 3, pelo que se pode está confirmado que termos psionicos (o power source foi dado como morto e o monk integrado aos psionicos) além de mais classes divinas e primais. Como raças, aparecem na capa minotauros (eba!) e gith (eca!).



E mais uma contagem regressiva se inicia.

Até a próxima

domingo, 17 de maio de 2009

@nerdcorednd

Nerdcore agora evoluinda para a nova moda da internet.

Nerdcore agora no twiiter

twitter/@nerdcorednd

Até lá!

(o blog não para!)

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Atletismo Medieval

Jogadores e DM's

Ontem estava perambulando por algumas horas num shopping enquanto esperava para assistir pela sessão da 21:00 de Star Trek (excelente filme por sinal), acontece que eu carregava mochila com notebook (deve pesar no máximo uns 3 kilos), e como efeito da "longa caminhada" e da "carga execessiva" acordei hoje com meu joelho todo fodido!

O que isso tem a ver com RPG?!

Bastante coisa!

Em campanhas mais longas é bem comum que os persogens passem boa parte do tempo caminhando entre uma cidade e outra, e a maior parte do tempo a pé. Isso sem falar nas mochilas carregadas de quinquilharias e toneladas de moedas de ouro. Para algumas campanhas pode ser interessante trazer o elemento da "extenuação física" para a mesa.

Para aumentar o nível de "dificuldade" na campanha comece a promover testes para ver se os personagens mais "carregados" não sofrem algum tipo de contusão após uma longa viagem. As contusões poderão ser algum tipo de dor nas costas (-1 nos ataques), joelho fodido (-1 para movimento) dentre diversas outras que se pode invertar.

No incío os jogadores (principalmente os contudidos) ficaram fulos da vida com o DM, mas parte da graça ficará na decisão de "o que levar" para a aventura. Afinal de contas nem sempre se pode ter um arsenal de armas mágicas para se escolher a cada encontro.

Ai fica mais uma dica rápida para incrementar os seus jodos de RPG

Até a próxima
NerdCore