terça-feira, 26 de julho de 2011

Interpretação: A arte de ser fudido

Opa

Publicar o texto do @Paladino_San me motivou a postar uma coisinha ou outra aqui....bom, então vamos lá!

Uma das coisas que me fez ficar cansado do DnD 4e é o fato que já no primeiro nível o personagem já consegue sair fazendo malabarismos, não tem nenhum status ruim, e é praticamente imortal, sem falar que após algumas aventuras já acumulou um arsenal de armas mágicas. Entendo quem goste da 4e, eu também curto o aspecto "gamistico" da batalha e das táticas, porém acho que o jogo fica incompleto uma vez que os personagens são "perfeitos" demais.

Já usei o termo "super-heroi-medieval" para definir os PC's da quarta edição. E uso esse termo de forma pejorativa, na forma ruim do termo. Para mim o que me faz gostar mais da Marvel que da DC é o fato de que mesmo os herois da editora do Stan Lee tem seus defeitos e vícios, não são só virtudes como um Superman! Ou seja, acho que a 4e falhou ao tentar "equilibrar" demais as classes acabou deixando todo mundo mais Superman e menos Homem-Aranha.

Defeitos são legais, e não me venham com essa de que "mas isso é papel do jogar" ou "o background que é deve ter estes aspectos". A ficha TEM que ter alguns (não muitos) números ruins, o personagem precisa ser incapaz de realizar alguns atos. Ser ruim, falhar, ter medo de não conseguir são elementos importantíssimos para se construir uma boa interpretação e aguçar a criatividade.

Uma pena que um sistema que possa produzir combates tão cinematográficos e desafiantes tenham esquecido de dar um pouco mais de importância às falhas e defeitos dos personagens. Por outro lado, se tivessem feito isso, eu não estaria aqui agora escrevendo este post.....

Ufa foi bom voltar a escrever.

Acompanhem também o meu outro blog sobre o processo criativo de um sistema de RPG
poker-rpg.blogspot.com

Até a proxima

2 comentários:

  1. volte a escrever mais cara é sempre bom novos textos na blogfera agora sobre suas considerações sobre a 4ed acho que foi um ponto forte o equilíbrio e tipo sinceramente na minha opinião a proposta do sistema não é ter um aventura heroica e sim épica resumindo os personagens são para ser "perfeitinhos" mesmo.

    valeu e se der passa lá no Falando de RPG.

    ResponderExcluir
  2. Alvaro,
    concordo com você que fizeram de proposito a 4e do jeito que ela saiu. O meu ponto é que foi uma quebra de paradigma errada, deveriam ter mantido os "defeitos" pois faz parte da raiz do DnD.

    ResponderExcluir