terça-feira, 3 de novembro de 2009

Primal Power - Review

Recentemente chegou para mim (direto da amazônia, como diria o tio Nitro) o excelente livro Primal Power. Talvez pelo fato de eu estar jogando com um shaman ou pelo fato da próxima campanha que vou mestrar contrar com um Druid e um Warden, resolvi passar este livro na frente da minha lista de leituras.

O que posso dizer é que o livro segue o mesmo padrão dos demais livros da série “Power” da 4e: Capa dura com acabamento brilhante, mesmo tipo de papel, mesmo número de páginas (salvo engano), imagens de página e meia na abertura de cada capítulo e tudo mais. Ou seja a parte gráfica continua excelente, salvo uma ilustração ou outra que parece refugo da 3.x. Na estrutura de capítulos a coisa também se mantém igual, com 1 capítulo para cada classe (shaman, druid, warden e barbarian) e um quinto capítulo para as opções (basicamente feats, epic destinies, etc.).

O que tornou este livro excepcional e o fez destacar perante o restante dos livros “Power” foi a quantidade de fluff adicionada, principalmente em se tratando de um livro focado em aumentar as opções de poderes e customização dos jogadores. Primeiramente nos capítulos específicas de cada classe tem 2 ou 3 páginas sobre a história da classe e como o jogador pode interpretá-la. Por exemplo no capítulo do shaman o livro destaca que o companheiro espírito pode ter qualquer forma desejada e sugere inclusive algumas possíveis origens dando uma excelente margem para interpretação entre o espírito e o shaman. No quinto capítulo praticamente metade das páginas estão dedicadas à história dos esperítos e relação destes na guerra entre os deuses os primordiais.

Outro ponto que de destaque é a quantidade de imagens que mostram os minotauros como “heróis”. Se já não soubéssemos que eles estariam presentes no PHB3 esta seria uma confirmação.

Meu veredicto é que é sem dúvida um livro obrigatório para quaisquer jogadores que estejam utilizados classes primais e também para qualquer DM que queira enriquecer suas campanhas.

4 comentários:

  1. Cara, eu escrevi uma extensa resenha sobre o Primal Power em meu blog (www.calaboucodomedonho@blogspot.com), se vc se interessar dê uma lidinha lá.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Eu sou Cochise César e já tentei fazer isso uma vez e não deu certo, mas pode ser que agora dê.

    Quero convidar você a contribuir com um portal colaborativo de RPG. Um lugar onde apareçam só os posts mais importantes, independentemente de quem seja o autor ou em que site ele esteja.

    Uma forma de tornar mais visível o conteúdo importante.

    Para isso é preciso apenas que quando escrever um post importante faça um resumo dele e submeta para nós em http rpgbrasil. co. nr/

    Se quiser apoiar o projeto pode também adiconar nosso banner ao seu site http i33.tinypic.com/2uh20pw. jpg

    Abaixo segue um "release" do RPG Brasil.

    O RPG Brasil é um agregador colaborativo.
    Isso quer dizer que ele é um site “grande”, mas que vive de doações de conteúdo da comunidade. A idéia é que qualquer um possa “doar matérias”, inclusive eu.

    Todos os blogs tem posts relevantes e não relevantes. Agregadores tratam todos da mesma maneira. Colocal todos eles listados lado a lado. Separar os artigos que realmente valem a pena ser lidos dos que não valem é uma tarefa difícil.
    Mas há mais blogs do que se pode acompanhar, (aproximadamente 150) portanto seria necessário uma grande equipe para fazer uma seleção doque realmente importa.
    Agregadores colaborativos partem do princípio da autocensura para resolver esse problema.
    O autor sabe que os comentários que fez sobre as férias não são relevantes para pessoas que não sejam seus amigos. E ele sabe que o review de um jogo ou o novo NPC que criou é.
    A ideia é que ele divulgue seus posts relevantes para a comunidade através desse site. Assim, o melhor conteúdo da blogosfera é indexado aqui.
    Não publicamos aqui matérias completas, apenas chamadas, então o leitor interessado tem que ir ao blog de origem da matéria para lê-la por inteiro.
    Nesse negócio ganha o leitor ganha por ter acesso a um conteúdo filtrado e o autor ganha por aumentar suas visitas e visibilidade

    ResponderExcluir
  3. nerdcore, tudo bem?
    aqui é o darthrafa do forum d20minis...cara, olha so, estamos tentando recriar a historia do clã Treasure Hunters. Voce saberia me dar algumas informações tipo data em q foi criado, primeiros membros (lembro q tinhamos q ter 10 membors com mais de 1000 posts cada) e coisas do genero? qualquer coisa vale ^^
    abraço

    ResponderExcluir
  4. de toos os Powers este é o que mais me interessa e pelo jeito ele ficou muito bom espero que assim como os volumes 2 dos livros basicos a deivr também traduza este belo post

    obs: passa lá no meu blog pra dá uma sacada comenta por favor : P
    http://falandoderpg.blogspot.com/

    ResponderExcluir