domingo, 29 de agosto de 2010

Mundos de DnD e edições ideais

Olá novamente....faz tempo....

Tentando voltar a falar com certa (in)frequencia sobre Dungeons and Dragons, aproveito para tratar de um assunto que vira e mexe aparece nas rodas reais e virtuais de bate-papo sobre RPG. Qual é a melhor "edição de DnD" para cada cenário ou ambientação?

Este assunto surgiu por falarmos que "Dark Sun e 4e foi um casamento perfeito" e que "RPG de terror como Ravenloft, não funciona bem na 4e". A propósito vocês já devem saber que Ravenloft é o cenário de DnD que será re-lançado em outubro do ano que vem.

Bom ai vai meu parecer:

AD&D Primeira Edição: Forgotten Realms e Greyhawk - Clássico por clássico é uma boa maneira de jogar um RPG baunilha.

AD&D Segunda Edição: Ravenloft - As mecânicas e técnicas narrativas para impor o medo (nos personagem e também jogadores) funcionam muito bem nesta dobradinha.

Saga System: Dragonlance - De longe não é o melhor sistema combativo que a TSR/WotC já colocou no mercado, mas com certeza abre um leque de aventura romanceada que combina perfeitamente com Krynn

DnD 3.x: Eberron: Nasceu no ápice da terceira edição e foi um dos ícones da geração passada, com certeza era a ambientação que mais explorava e abusa do potencial e mecânicas da edição. O clima tecno-punk-noir é outro ponto positivo

4e: Dark Sun: Como já disse no começo do texto, Dark Sun nasceu para a quarta edição. O grande problema da 4e é que os personagens são quase semi-deuses de tão poderosos e um cenário, onde a comida pode te comer também, traz um equilibrio e deixa bem interessante as narrativas cinematograficas.

Até a proxima

Um comentário:

  1. Ainda acho que Eberron se encaixa perfeitamente para a 4E e que Forgotten Realms se encaixa perfeitamente para o AD&D.

    ResponderExcluir