sábado, 13 de agosto de 2011

DnD ame ou odeie mas nunca o deixe

Bom dia!

Tenho estado em uma fase de ódio MORTAL com a 4e, estou sendo um autêntico Grognard. Na última semana tive alguns Skype Chats com o Tabris, o Mendigo e o Ooze (todos participantes do http://www.facebook.com/dmsdirtytalk ) e estavamos falando sobre 4e e como ficamos insatisfeitos com os rumos que jogo tomou (exceto o @Ooze que é fanboy!).

Um ponto que em parte concordamos é que o Essentials realmente deveria ter sido a 4e original. É lógico que isso é impossível uma vez que só fizeram o Essentials quando descobriram que haviam cagado no jogo. Quando você começa a jogar é bacana ter um programinha para fazer ficha, mas na hora que você "descobre" que não é possível fazer ficha sem um programinha, a coisa fica meio estranha. Ainda mais quando você PRECISA reimprimir 5 ou 6 folhas de papel cada vez que seu personagem passa de nível. Em parte, as simplificações do Essentials permitem que o jogador faça manualmente sua ficha e parem de contribuir com o desmatamento da amazônia a cada 2 ou 3 sessões de jogo.

Este é somente um dos fatos que validam o meu argumento. Poderia "filosofar" por horas sobre o que estragou a 4e, onde erraram, e quais deveriam ter sido os rumos tomados pelo jogo. Tenho certeza que muitos dos argumentos colocados seriam praticamente unanimes.

Porém, o ponto é que hoje somente "odiamos" a 4e por que "amamos" o Dungeons and Dragons. O "nerd-rage anti-4e" é algo temporário, passamos por isso a cada edição, vai ver que daqui a 20 anos, quando estivermos na 7th Edition, vamos olhar para trás e ter um carinho especial pela 4e assim como hoje sentimos pelo AD&D.

O jogo não está perdido, vai continuar por ai, enquanto os jogadores o amarem/odiarem. O DnD somente morrerá o dia que ficarmos indiferentes!

Até a próxima

NC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário