quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

DnD 4e 2009...o que vem por ai

Olá pessoal!

2009 mal começou e o ano já promete ser excelente para os jogadores e DM's de DnD. A WotC promete lançar muita coisa boa esse ano, e já começaram com o pé direito com o lançamento de Janeiro, o Open Grave, um suplemento no estilo do draconomicon focado apenas nos Desmortos...mas, o que mais vem por ai?

Fevereiro
Dungeon Delve - Talvez o livro mais diferente do ano...não terá flumph (ambientação) nem crunch (regras), mas será uma série de 30 mini-dungeons prontos para jogar numa sessão de RPG. Creio que será uma excelente opção para mestres iniciantes e grupos irregulares. Fato curioso é que este livro utiliza a primeira capa que foi apresentada como do PHB, esta capa foi substituida posteriormente por ter sido considerada muito sombria.

Março
Player's Handbook 2 - Novas classes, novas raças e um novo "power source" precisa dizer mais? Podem comprar!
Assault on Nightwyrm Frotress (P3) - Sexta aventura pronta lançada, a 3 focada em desafios de paragon path, e promote levar os jogares até próximos ao nível épico!

Abril
Arcane Power - Assim como o Martial Power (talvez o melhor suplemento do ano passado), esse será um livro focado em dar mais opções de jogo aos players, só que desta vez focado nas classes arcanas: Wizard, Warlock, Bard e Swordmage. Além disto promete trazer regras para se jogar com os familiares!
Death's Reach (E1) - A sétima aventura do pacote básico, e a primeira dos níveis épicos. Quem já jogou o "Keep on shadowfell" sabe o que esperar do produto

Maio
Monster Manual 2 - Podem esperar mais umas duzentas páginas de novos mostros e o retorno de alguns clássicos. Além daquele macaco bizarro da capa do livro podem esperar também os Dragões Metálicos.

Junho
Eberron Campain Guide - Seguindo a política de lançar um mundo por ano, 2009 é a vez do Eberron. Esperamos que a WotC tenha aprendido com o erros que fez nos livros do FR 4e, que foram considerados os mais fracos do ano passado. Tenho curiosidade de conhecer este mundo de RPG, mas isso vai depender da qualidade do material!
Kingdom of Ghouls (E2) - A oitava aventura do pacote básico, e a segunda dos níveis épicos.

Julho
Divine Power - O mesmo que o Martial Power e o Arcane Power só que desta vez focado nas classes do poder Divino: Cleric, Paladin, Invoker e Anvenger.
Eberron Player's Guide - Também espero por melhorias neste livro em relação ao do FR. Já sabemos que teremos a classe do Artificer e mais algumas raças como o Warforged.
Seekers of the Ashen Crown - Aventura iniciante para o mundo de Eberron, faz parte do pacote anual de WotC do mundo do ano.

Agosto
Adventurer's Vault 2 - Quando o 4e foi lançado, foi criada uma política de que os livros seriam apenas para os DM's (aventuras, draconomicon, open grave) ou só para os jogadores (os players guides e a série xxxxx power). Entretanto quando se trata de um livro sobre itens mágicos essa regra não se aplica. Talvez por isso mesmo tenha sido um dos livros mais elogiados (e talvez vendidos) do ano passado. Não se pode esperar menos desta edição, ainda mais com itens mágicos próprios para as classes do PHB2.
Revenge of the Giants - Primeira aventura fora da série principal de 9 aventuras (3 para cada tier), e das aventuras do mundo do ano. Estão anunciando como uma "super-adventure", espero que o livro traga mais que apenas uma aventura...só o tempo dirá!

Setembro
Dungeon Master Guide 2 - Considero o DMG 4e o melhor DMG que o DnD já teve...será que a sequencia superará o original?

Outubro
Primal Power - Novas opções de jogo para as classes Primais: Brabarian, Druid, Warden e Shaman.
Prince of Undeath (E3)- Ultima aventura da série básica. Espere lutas épicas enquanto os pc's chegan ao trigéssimo nível!

Novembro
Draconomicon 2: Metalic Dragons - Sinceramente espero pouco deste livro, gostei mais do draconomicon da 3.x. Um livro para DM, focado em monstros bons?

Dezembro
Plane Bellow - Pouco se sabe deste livro que foi anunciado apenas na ultima semana durante o evento DnDXP. Assim que souber mais posto para vocês.

E ai o que pretendem comprar!?

Por hora é só!

Continuem jogando

NC.

3 comentários:

  1. Acho muito interessante de ver a estratégia comercial da WoTC para o DnD 4.x.

    Mas duas coisas me preocupam, primeiro será que o excesso de livros não vai gerar um excesso de regras?

    Porém minha maior preocupação é o balanço de classes. É uma tendência natural de suplementos (expansões) que as novas classes sejam um pouco Overpowered para serem mais atratitivas. Até quando se analisa o Martial Powers os At Will, Encounter e Dailys são um pouco mais "fortes" que os poderes do PHB.

    Isso não é uma grande problema quando se tem 2 ou 3 livros. Mas quando se tem um 2-3 players e 3-5 livros de poderes como o Martial Powers essa discrepância entre o poder das habilidades de cada classe pode se tornar insustentável.

    ResponderExcluir
  2. Eu só quero comprar mesmo os produzidos aqui no Brasil.

    Já comecei minha coleção com o Fortaleza no Pendor das Sombras e não me arrependi. ^^




    By: Leandro

    ResponderExcluir
  3. Respondendo ao Fernando e ao Pythonesco.

    Fernando:
    Em realação ao 3.5, creio que serão menos livros, uma média de um livro de regras por mês e algumas aventuras salpicadas ao longo do ano. Concordo que o Martial Power deixa as classes martial mais poderessas, um pouco, e não acho isso tão mal, realmente com novas opções alguns combos acabam aparecendo. Mas no PHB2 por exemplo, creio que as classes não serão mais poderosas que as do PHB1, apenas diferentes...mas até lá só o tempo dirá

    Pythonesco:
    O importante é jogar, a qualidade dos livros nacionais está melhorando, mas é uma pena que nem todo material vai sair por aqui. Sempre joguei em ingles, pois sou da geração xerox, e me acostumei a "Rolar um backstab com a short sword do meu thief"...ehehe

    Continuem jogando!

    ResponderExcluir