segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Martial Controller, por que não?

Olá viciados em DnD!

Existe uma questão polêmica que me deparei desde que pus as mãos na minha cópia do PHB: Poque diabos não temos um martial controller?

Creio que resposta não seja simples nem ao menos haja uma única resposta, mas ai vai minha teoria.

Não havia espaço para uma quinta classe martial
Imagino que durante o processo criativo e produtivo do PHB a equipe de game designers teve que tomar algumas decisões, e que acabaram excluindo a existência do martial controller do livro:
1-Seriam utilizados 3 dos 8 power sorces descritos no livro
2-A distribuição seria 4/2/2 para viabilizar a séria de livros "Blablabla Power" logo de cara
3-O source escolhido, para ter maior destaque, seria o martial, pois assim como nas outras edições, o primeiro suplemento de classes sempre era voltado para o Fighter
4-Das classes tradicionais, o rogue e ranger também fariam parte deste source. O rogue é uma das 4 classes básicas e o ranger, mesmo que mais adequado para o source Primal, não poderia ficar de fora do livro.
5-Era necessária uma classe de outro power source que também pudesse curar os personagens, principalmente para dismistificar a questão da "magical healing" de DnD, e implementar as novas mecânicas como Seconde Wind e Healing Surges. Assim criaram o Warlord, uma classe martial que exerceria o papel de líder.

Desta forma, mesmo que tivessem a intenção de criar sempre 4 classes, uma de cada role, para cada power source, a regra já estava quebrada antes mesmo de ser criada!

Mas ai fica a dúvida....como poderia ter sido o Martial Controller?

Penso em 3 alternativas, vamos a cada uma delas:

Swashbuckler
Essa classe chegou a ser fortemente especulada durante o processo criativo do players, mas em algum momento foi descartada. Sempre que penso num swashbuckler imagino um pirata galante, realizando diversas piruetas e lutando com vários inimigos ao mesmo tempo. Imagino que esta classe poderia ser um controller focado em alta movimentação capaz utilizar vários golpes sujos/baixos para incapacitar (golpe baixo), cegar (jogar arreia no olho) ou derrubar (rasteira) oponentes, além de alguns close burst para demonstrar a habilidade com a espada para enfrentar vários inimigos juntos.
Creio que deveria ter HP mediano, treinado em leather armor, com golpes e poderes de DEX e/ou CHA.

Gladiador
Mesmo que esta classe tivesse sido especulada, não creio que tivesse chegado ao PHB, pois com certeza Darksun vai ser lançado para 4e e estão guardando esta classe para este glorioso momento. Como controller, o gladiador seria focado em armas com reach (tridente) para evitar o combate, além de contar com ataques que rede para prender os inimigos. Ataques com close burst 2 seriam bem interessantes também.
Seria uma classe HP mediano, treinado em Hide armor, e vários poderes focados em CON.

Ranger (!?)
Essa classe ESTÁ no PHB, mas não é um controller.....porém creio que poderia ter sido. O ranger precisaria de um "aproach" diferente mas talvez fizesse um martial controller diferente. Imagine um ranger, com um pet, armadilhas e flechas com truques! Imaginou? Sei que é muito WoW, mas com o tratamento devido o ranger poderia ser um bom arqueiro com aspectos de "crowd control".
Sem grandes mistérios, com HP mediado, treinado apenas em leather armor, e com ataques focados em WIS e DEX.

Bom pessoal, essa foi minha avaliação do tema "Martial Controller".

O que acham? Comentem!

Abs.

NC.

3 comentários:

  1. Acho que um «controller» marcial é o único tipo de classe que não consigo visualizar. Ele pode ter ficado de fora justamente pelo malabarismo mecânico necessário, algo que, logo no começo do novo sistema, poderia complicar as coisas.

    Mas algo tão exótico não pode ficar de fora por muito tempo. Acho que veremos algo assim ainda em 2009. Ou não.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,

    concordo com você que realmente o martial controller é um conceito complicado, mas eu achava que o arcane defender era mais "infazível" e ele foi feito....

    ResponderExcluir
  3. Eu imagino o martial controller como um "granadeiro", afinal uma das características do controller é atingir vários oponentes ao mesmo tempo.

    Não sei se é em Eberron ou nos Reinos de Ferro que existe uma classe de prestígio chamada Alqumista de Combate, ou algo assim.

    Acho que esse tipo de personagem dava um bom martial controller.

    ResponderExcluir