segunda-feira, 9 de março de 2009

Cartas Fora do Baralho: Mundos de DnD que dificilmente veremos na 4e

Bom dia, boa tarde, boa noite, jogadores de RPG!

Primeiramente quero agradeçar o pessoal do www.rolando20.com.br por divulgar e linkar a enquete deste blog no site deles.

O post de hoje comentará algo que pode ter causado estranhamento em nossa enquete: Por que alguns mundos não foram listados como opção? Feliz (ou infelizmente) nem todos os mundos originais de AD&D terão um tratamento no formato padrão (Livro para o mestre, livro para jogador e aventura) na 4e.

Então vamos conhecer os "patinhos feios" do DnD.

Ravenloft: Oficialmente um dos mundos que não terá conversão para a 4e. Mas os fãs de Sthrad e companhia não fiquem tristes. A promessa da WotC é lançar material dos "Domains of Dread" em artigos específicos na Dragon Magazine. Se você ainda não é assinante do material oficial, tá aí mais motivo para você virar um "DnD Insider".

Concyl of Wyrms: O mundo mais "massa véio" do DnD dificilmente estará na 4e. Por mais que o conceito de se jogar com personagens dragões seja bastante interessante, isso seria uma loucura até mesmo para os padrões da 4e.

Brightright: O conceito é interessante, até mesmo como o pessoal do Vozes da Terceira Terra mostrou em um podcast recente (http://vozes.terceiraterra.net/2009/02/16/sessao-17-birthright/). Para mim, o que impedirá este mundo de dar as caras na versão atual do DnD é o conceito de Pontos de Luz implementado nesta edição. Esta conceito prega que os mundos de DnD são muito mais selvagens e menos estruturados onde viajar numa estrada é sempre perigoso e apenas algumas cidades são portos seguros (ou pontos de luz). Sem grandes reinos estruturados acho dificil o BR dar certo na 4e, apesar de que ele poderia valer a criação de um power source exclusivo a "herença sanguínea".

Mystara/Greyhawk: Mundos muito "fantasia medieval básica" para justificarem uma conversão, até mesmo porque Forgotten Realms já foi lançado e Dragonlance já está na fila.

Reed Steel/Maztica/Al Quadim: Submundos de Mystara e FR e dificilmente terão uma conversão oficial, mesmo tendo temáticas muito interessantes. Creio até que poderão resurgir adapatados mas como um novo mundo.

Bom, por hoje é só!

Será que me esquecí de comentar sobre alguma "carta fora do baralho"? Comentem aí!

Até a próxima

NC.

6 comentários:

  1. Maztica na 4ed foi chutabundeado para Abeir, é uma pena, eu sempre achei uma idéia superoriginal.

    Nerdcore, vale lembrar também que a Wizards ainda tem pelo menos 2 cartas escondidas na manga, os 2 cenários que concorreram com Eberron no Fantasy Setting Search mas não foram publicados, inclusive um deles é de autoria do Rich Burlew, criador da Order of The Stick.

    ResponderExcluir
  2. Ah cara, isso é foda; Apesar de que ninguém realmente precise de regras adaptadas para usar um cenário, ainda gostaria de ver um "Bump" no meu velho e bom Birthright.

    Foi paixão à primeira vista, eu lembro.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. No caminho oposto... pressinto a volta de Spelljammer, o cenário que deveria permanecer morto e enterrado! Aquela história de mar astral me lembra demais o phlogiston.

    Ainda tenho esperanças com Dark Sun. O cenário era perfeito, os personagens brutais, encaixava bem na 4e.

    Falows!

    ResponderExcluir
  4. Birthright é que iria encaixar bem com a quarta edição. em vez de fazer um pj, faria a ficha do reino xD com poderes e tudo!

    ps.: layout novo do blog ficou bem legal.

    ResponderExcluir
  5. Atualmente se vier Dark Sun ou Spelljammer me sentirei feliz. FR não me empolgou, Eberron ainda estou esperando o material sair para ver se compro ou não. Se 2010 sair Kara-Tur/Oriental não comprarei...ai esperar 2011 para investir num mundo vai ser foda!

    Allian, que bom que gostou do layout...estou fazando algumas esperimentações com as cores para combinar com o banner novo!

    ResponderExcluir
  6. Cartas certamente fora do baralho, porque de fato dependem licenças de terceiros: "Lankhmar" e "Conan" (até porque poderemos ver um cenário de semelhante ano que vem).

    Outros também de fora porque fizeram pouco sucesso em sua época são: Jakandor e Tale of the Comet (sobre o qual eu ainda farei um texto).

    Eu realmente gostaria de ver uma versão de Gamma World para a 4e (severamente adaptada é claro), mas a WotC atualmente tem os direitos do cenário e sentou em cima.

    ResponderExcluir