quinta-feira, 19 de março de 2009

Colocando o "R" em RPG - Parte 2

Bom dia, boa tarde, boa noite jogadores e DM's,


Volto aqui para complementar sobre um tema bem interessante: "como melhorar o Role Playing da sua mesa". Para ler o primeiro post sobre o assunto, clique neste link: http://nerdcore-dnd.blogspot.com/2009/03/colocando-o-r-em-rpg.html


What's you name?
Seja criativo e coerente no nome que dá ao seu personagem. Mesmo sem ser criativo "cole" o nome de algum lugar, o PHB até tem uma lista de nomes masculinos e femininos para cada raça. Aproveitem a literatura para extrair "trejeitos" dos nomes de acordo com mundo/raça, por exemplo em Dragonlance vários "solamics" tem um "uth" entre o nome e o sobrenome, anões possuem nomes com w's, g's e h's e sobrenomes com palavras compostas, orcs e meio-orcs tem nomes cheios de r's e que soam como resmundos, draconatos tem muitos s's e sons sibilantes (como se fosse um reptil falando).

Exemplos de nomes bons seguindo as "regras" expostas acima:

- Cavaleiro Solamic - Raymond Uth Gallant

- Anão guerreiro - Gworf Thunderhummer

- Orc/Meio-Orc - Hurrgarh

- Draconato - Shirresh

De onde eu vim...?
Quase uma reprise de "Justifique seus combos" do post anterior. É importante que seu personagem tenha alguma história pregressa, por mais simples que seja, pois este background será uma excelente oportunidade para o DM's incrementar a história e o jogo além de gerar oportunidades para seu personagem interragir de forma diferenciada. Um bom exemplo é criar uma história que o personagem tenha algum tipo de rancor quanto a alguma raça ou inimigo comum, pois quando esse inimigo aparecer você terá uma excelente oportunidade de expressar sua rávia e até mesmo justificar um comportamento inconsequente em combate.

Ser burro é bom!
Um dos principais erros que estragam o role play de toda uma mesa é trazer conhecimento "fora do jogo" para dentro do jogo. É muito dificil para o jogador separar o que ele sabe do que o personagem pode saber. Existe um exemplo clássico do Bárbarro com inteligência 8 querendo misturar cocô de morcego com enxofre com mais algumas coisas querendo fabricar algum tipo de polvora primitiva. Outro ponto relevante em função da "burrice" é agir sempre como o seu personagem agiria, se você está representando um bárbaro é de se esperar que ele sempre "charge" o inimigo mais próximo ao início do combate, um bárbaro é impulsivo, então aja assim independente da situação parece ser morte certa. Se o DM for coerente ele vai premiar o seu roleplaying!

Ninguém é perfeito...muito menos o seu PC
Dica comentado pelo Cobbi, que eu complemento aqui. Por mais que você tenha rolado 6 atributos 18 para o seu personagem ele ainda DEVE ter algum defeito! Podemos separar os defeitos em numéricos e não-numéricos. Os defeitos não numéricos podem ser sutis, mas tendem a não prejudicar nos "combos" e nem sempre aparecem na ficha, tipo o personagem ser "mal educado", ser "pão duro", roubar na divisão do loot, ser arrogante ou sempre durmir durante as guardas. Já os defeitos numéricos tem algum reflexo na ficha, normalmente algum "skill" com valor baixo. O defeito numérico normalmente deve ser negociado com o DM, pois pode até mesmo promover algum bonus compensatório. Por exemplo um personagem pode ser meio surdo (-5 para escutar) mas possui boa visão (+2 para enxergar) e consegue ler lábios. Ou é obeso (-1 para andar) mas é resistente (+1 no ac). Existe uma regra que trata exatamente deste tema no livro "Legends of the Twins" do Dragonlance 3.5.

Ficam ai as dicas. Espero que aproveitem em suas meses

Até a próxima

NC.

2 comentários:

  1. Acho que os nomes são o maior "calo" no pé de muitos RPGistas.

    Geralmente eu baseio os nomes dos meus personagens em romances de ficção e fantasia que já li, mas costumo pegar os nomes de coadjuvantes.

    Uma série de fantasia científica que gosto muito é Darkover, da Marion Bradley, tem muitos nomes exóticos e interessantes, volta e meia uso alguns desses nomes para personagens ou PdNs.

    Masculinos - Kermiac, Rakhal, Donnal, Cyril, Dyan, Varzil, Rannad, Andraa, Iztvan, Coryn, Allart, Danvan, Loril, Merryl, Leris.

    Femininos - Deonara, Dorylis, Mellina, Leoni, Callista, Ellemyr, Magdalen, Shaya, Jaelle, Rohana, Cleindori, Thyrra, Marja, Taniquel, Neyrissa.

    ResponderExcluir
  2. Realmente um nome descente já meio caminho andando para algum "role playing".

    ResponderExcluir