terça-feira, 24 de março de 2009

Player's Handbook II: The Review

Bom dia, boa tarde, boa noite nerds, jogadores e dm's.

Me surpreende que ainda não tenha vista um review do PHB2 nos blogs brasileiros, então acho que vou "estreiar" este assunto. Apesar da demora em colocar as mãos na minha cópia, finalmente a tenho e poderei colocar um mini-review com as minha impressões sobre o livro responsável pelo maior "ôba-ôba" da esfera rpgistica nos últimos meses.

Como dizem por ai "corte a merda" (cut the crap) e vamos direto ao que interessa!

Capítulo Zero: Introduction
Duas breves páginas fazendo uma introdução ao livro e explicando um pouco sobre o novo power source primal. Em resumo este capítulo explica que as classes primais tem uma conexão com os espíritos e forças da natureza, ou seja, nada que você não saiba ou ainda não tenha deduzido.

Capítulo Um: Races
Aqui é onde o livro começa mesmo, nos apresentando 5 novas raças e novos paragon paths raciais.

Deva:
É o novo Aasimar, e é raça mais sabida que já foi lançada (+2 int, +2wis), sendo adequada para a maioria dos casters. Em termos de flumph os Devas são meio anjos/imortais, contrapondo com a origiem demoníaca dos tieflings. O seu poder racial, faz com que o Deva possa rolar 1d6 e somar o resultado a algum ataque, save, ou skill check feito anteriormente (achei BEM overpower).

Gnome:
Passada a piada "I'm a monster now", os gnomos estão de volta como classe de jogador, e continuam sendo boas opções para magos e bardos (+2 int, +2 cha). Apesar de não serem ágeis eles possuem várias habilidades raciais extremamente úteis para ladrões, como poder ficar invisíveis ou escoder (stealth) quando tem cobertura (cover).

Goliath:
Essa classe poderia simplesmente se chamar "tank" (+2 str, +2 con). Achei os poderes racais da raça meio fracos, tirando a habilidade de resistir algum dano por um turno, o resto é apenas para preencher tabela, mas quem precisa de algo mais quando se tem uma classe perfeita o combate corpo-a-corpo.

Half-orc:
O meio-orc é uma raça normalmente conjugado com o adjetivo de classe "bárbaro". Na 4e não é diferente pois os poderes raciais garantem alguns HP temporários, maior movimento em charges, e DANO EXTRA de 1W (mas apenas uma vez por combate). Neste nova edição, os meios orc fizeram teste vocacional e pontaram aptação trabalhar também como ladrões (+2 str, +2 dex). Já espero ver alguns ruthless rufians half-orcs nas mesas.

Shifter
São duas raças em uma. Os shifter possuem um pouco de lincatropia (doença de virar lobisomem) em seu sangue, e no PHB2 vem em 2 espécies, uma mais forte, os Longtooth (+2 str, +2 wis) e outra mais ágil, os Razorclaws (+2 dex, +2 wis). O habilidade racial dos Longtooh garante uma pequena regeneração e dos razorclaw aumenta sua velociadade, ac e reflex. O mais interessante é que para "ativar" estas habilidades é necessário que eles fiquem "bloodied" primeiro.

Racial Paragon Paths
Achei a adição mais interessante ao livro. Agora é possivel que "membros" de uma raça adotem um mesmo caminho exemplar independente da sua profissão. Não vou entrar nos detalhes de cada paragon, mas vou fazer uma breve lista!

Human-Adroit Explorer
Deva-Ancestral Incarnate
Half-Orc-Bloodfurry Savage
Gnome-Fey Beguiler
Dwarf-Firstborn of Moradin
Halfling-Halfling Scoundrel
Shifter-Moonstalker
Dragonborn-Scion of Arkhosia
Eladrin-Shiere Knight
Goliath-Stoneblessed
Tiefling-Turathi Highborn
Elf-Twilight Guardian

Capítulo 2: Classes
Este capítulo é o principal capítulo do livro, além de ser bastante extenso (da página 30 até a 175). Vamos aos comentários sobre as novas 8 opções de classes de jogador introduzidas na 4e.

Avenger-Divine-Striker
É sem dúvidas a grande supressa do livro, trazendo uma combinação improvável de powersource e role, mas que ficou bem interessante, representado uma espécie de fanático religioso. As "key abilities" são wis, dex e int, e o avenger possui mecânicas de aumentar o AC, além de uma espécie de marca (voto de inimizade) que aumenta o dano contra o inimigo marcado.

Barbarian-Primal-Striker
Os bárbaros são o tipo de classe de quem gosta de jogar com emoções fortes, o dano sempre será elavado mas com defesas baixas (tirando fortitude) o risco de morte é sempre eminente. As principais abilidades são str, con e cha. A principal mecânica do bárbaro são seus "rages", poderes diários que além de um "super dano" garantem um bonus contínuo até a fúria seja "desligada".

Bard-Arcane-Leader
Novamente essa classe justifica o seu subtítulo de "jack-of-all-trades" (algo como que joão-faz-de-tudo). Além de ganhar um bonus de +1 para todas as skills não treinadas, o bardo é a ÚNICA classe que pode multiclassear com mais de uma classe, gerando possibilidades imensas de combos! Como já disse gnomos serão exelentes bardos uma vez que as key abilities são Cha, Int e Con. Outro ponto interessante é o fato de que o bardo pode usar wands ou instrumentos mágicos como implementos.

Druid-Primal-Controller
O druida mantem sua principal mecânica de poder mudar de forma (shapeshifiting). Esta abilidade é um poder at-will que não altera as estatísticas do jogador mais permite acesso a algums poderes esclusivos de usam o keyword "beast form". As principais habilidades da classe são Wis, Dex e Con, estranhamente fazendo um Dwarf uma boa opção para a classe.

Invoker-Divine-Controller
Essa classe já começa com um background pesado, pois no nível um, os invocadores já fizeram uma espécie de pacto um as divindades (Divine Covenante), além disto o seu poder transcende a fé normal de forma que eles não canalizam seu poder por meio de holy symbols e sim por meio de rods e staffs. Além dos poderes tradicionais que se espera de um controlador, como danos em massa, efeitos de paralizia e lentidão, os invokers também conjuram anjos para lutar ao seu lado. Suas key abilities são Wis, Con, Int.

Shaman-Primal-Leader
Os Shaman (Wis, Con, Int) possuem um espírito animal companheiro, que pode ser um urso (com poderes ligados à constituição) ou uma pantera (com poderes ligados à inteligência). Este espírito proporciona novas mecânicas e estratégias de movimentação e posicionamento no campo de batalha, mas tirando isso o shaman se mostrou uma classe meio "sem sal".

Sorcerer-Arcane-Striker
O feiticeiro esteve sempre em questionamento durante o desenvolvimento do PHB2, pois demoraram a definir o seu papel (striker ou controller), creio que tomaram a decisão correta com em colocá-lo como um agressor. O grande "quê" desta classe é que a magia arcana está embuída no sangue do feiticeiro e não organizado e documentada em livros como para o wizard. Existem duas formas da magia, a draconica (dracon) e a selvagem (wild), cada uma com seus build's e features diferentes. O sorcerer usa as abilidades de Cha, Str (para dragon magic) e Dex (para Wild magic), favorecendo a criação de feiticeiros dragonatos (OWO!)

Warden-Defender-Primal
Assim como no PHB1 que tivemos apenas um controller, o PHB2 ficou carente de defensores, tendo apenas o guardião (possivel tradução) como representante deste papel. O grande destaque desta classe é sua alta durabilidade (HP bombado!). O warden usa as abilidades Str, Con e Wis, sendo que suas classes features permitem que você opte por usar Con ou Wis ao invés de Dex/Int como bonus no AC. Os builds que já vimos por ai indicam que o wardem somente funcionará em combate usando uma arma com alcance, caso contrário sua mecânica de marcar perde a eficácia.

Capítulo 3: Character Options
O resto do livro se concentra neste capítulo, itens mágicos, feats e etc. Vamos então dar uma olhada!

Background
A grande inovação do PHB2, pois traz regras e sugestões de como se fazer um background para personagens. Inclusive propõe uma regra opcional para dar um pequeno bonus (lingua extra, +2 em algum skill) para os jogares que usam ou elaboram o background.

Feats
Na mesma estrutura do PHB1, com feats gerais, raciais e feats de classe e multi-classe, para os 3 tiers de jogo. Todos os feats raciais e de classe / multi-classe são para as opções de jogo (5 raças e 8 classes) abordados no PHB2.

Adventuring Gear
O livro nos presenteia com uma pequena lista de instrumentos musicias, para uso mais apropriado pelos bardos, logo em seguida temos um resumo de armaduras mágicas e masterwork (uma regra bastante confusa), e por fim um sem-número de novos itens mágicos para satisfazer o mais ferrenhos dos munchkins. Boa parte dos itens mágicos é voltada ás classes apresetadas neste livro, assim como os instrumentos musicais mágicos ou os novos implementos do tipo Totem (usados por classes primais)

Rituals
Novos rituais que adicionam mais opções de jogo, alguns são exclusivos dos bardos (song of sustenance, lullaby) e outras inspiradas em maginas tradicionais que não foram convertidas em poderes (snare e speak with animals).

Appendix
Alguns clarificações e updates nas regras de poderes, explicando todos os "keywords", e para a regra do skill steath.

Considero que o livro, entre erros e acertos é uma excelente adição à biblioteca básica de DnD 4e, em termos de raças, ficou aquem do PHB1, mas em termos de classe ficou bem superior (na minha opinião). A única coisa que realmente fez falta foi a adição da errata do PHB1 ao conteúdo do livro.

Esse foi o "mini" review do PHB2, espero que tenham gostado.

Até a próxima
NC.

10 comentários:

  1. Os Gnomos voltaram =D

    "Suck it goblins, orcs and kobolds" =P

    Infelizmente não sei quando poderei ter em mãos o livro =( mas fico satisfeito em saber que a relação custo-benefício compensa.

    ResponderExcluir
  2. Bom.. o livro é só um update (outros virão...) mas gostei da gama de classes, só achei algumas raças meio que forçadas (o Goliath me deu a sensação de ter sido feito sem base.. sei lá)

    Gostei muito das "regras" de background! e em resto.. está muito bom!

    Nota 8.5!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelo review! Eu ainda estou esperando o meu PBH2! :)

    ResponderExcluir
  4. Estou ansioso para dar uma olhada no PH2. Mesmo sem ler fiquei decepcionado pelo que disseram do Golitah, já que era uma raça muito bem elaborada na 3.5... mas vamos ver quando eu puder ler o livro...

    ResponderExcluir
  5. Acabei de dar uma olhada rápida nas raças do PH2 e tenho que concordar que o goliath é a raça com "menos" beneficios/habilidades das raças oferecidas, mas como foi dito ele tem o essencial para um PC de corpo-a-corpo, tanto que um barbaro ou fighter com a raça faz um estrago bom....

    ResponderExcluir
  6. bem, semana passada, antes de pegar no meu PHB2 , eu pude testar o shaman em jogo, o grupo precisava de um leader, e como a única classe q não tinha visto em jogo era o shaman, resolvi utilizá-lo, como idéia de personagem, basiei-me em camaban, sacerdote do sol, do livro Stonehenge de Bernard Cornwell, todos na mesa já deram altas gargalhadas com o personagem, que é um bem superticioso, orando o tempo todo para os espiritos (das arvores, de proteção das casas e etc) que acha q um passaro parar proximo a ele possui um significado espiritual, e por ai vai... ou seja, não achei-o fraco em conceito.

    em termos de regras, o shaman simplesmente é O lider, fiz o shaman protetor, ele cura muito, e realmente ajuda muito o grupo em combate, não me preocupei em atacar meu inimigo, preocupei-me em curar, dar bonus, e atrapalhar o movimento de meu inimigo com meu espirito. Todos no grupo concordaram, ele é um leader muito bom, poderia até dizer o melhor.

    ResponderExcluir
  7. Opa! Vamos por partes nos replys aos comentários!

    Renato
    Uma pena que você ainda não tenha o livro em mãos, eu considero uma excelente adição ao DnD (melhor que o Martial power)...

    Fenrir
    Concordo com sua nota, o livro não é nota 10, pois tem algumas coisinhas que poderiam ser melhor!

    Newton
    Que bom que gostou do review

    Anão
    O Goliath eu achei uma raça interessante, assim como o Half-orc já nasce um barbaro, os golias já nascem Wardens. Ainda mais com um feat Goliath Greatweapon Prowess (um feat que dá habilidade com todas as armas de 2 mãos e mais 2 de dano...ruim né?)

    Clubber
    É bom ver que o Shaman é uma classe interessante e está agradando os jogadores.

    ResponderExcluir
  8. eu não achei o poder dos devas overpower perto do poder dos elfos. Por exemplo, um elfo pode rolar novamente um ataque, podendo tirar um crítico ou falha crítica. o Deva apenas rola 1d6 e adiciona, o que pode ser bem inferior se o cara tirar 1 e pelo fato de que não dá para tentar a sorte grande se seu valor com os bonus somados não ultrapassem o objetivo. Na verdade, ficou equilibrado, pois por ser mais fraco, pode usar em mais situações.

    Curti a resenha ^^

    ResponderExcluir
  9. Cara, não resisti e já encomendei o meu, a previsão é para 23/04, agora é ficar no aguardo.

    Se der tudo certo, é o primeiro de muitos, Open Grave que me espere =P

    ResponderExcluir
  10. eu vou jogar com anão warden de martelo. espero q fique bom

    ResponderExcluir