quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

PHB 2: Quase um preview - As Classes

Olá olá jogadores de RPG!

Hoje estamos a exatos 27 dias do grande lançamento do Players Handbook 2, ou PHB2 para os íntimos. Com certeza este novo livro dará uma nova dimensão e uma infinidade de opções para os jogodores e mestre de DnD.

Como já é fato conhecido o livro será focado nas classes que utilizam a nova fonte de poder, o "Power Source Primal", além de trazer adições às classes Divinas e Arcanas. Hoje pretendo comentar um pouco sobre o que esperar das novas classes.

Avenger - Divine - Striker: Inicialmente era um classe que eu não punha muita fé....mas "fé" esse porrador tem de sobra! Com os previews e com as informações extraídas dos jogos realizados na New York Comic Con e no DnD Experience, o Avenger tem se mostrado uma classe bastante interessante. Apesar de pouca armadura (apenas Cloth) ele não fica desprotegido pois tem uma espécie de escudo divino que dá um upgrade no AC. Além disto é uma classe própria para usar armas de duas mãos. Será um classe bem interessante de se intrerpretar, atuando como um misto de fanático religioso e avatar divino.

Barbarian - Striker - Primal - Classe que foi incorporada ao "panteão" básico no DnD 3.x mas ficou de fora do PHB 1 da 4e. Foi a primeira classe do PHB2 que teve seus detalhes revelados, pois fez parte de um longo e extensivo playtest da WotC. O diferencial desta classe são suas "Rages", funcionando como uma espécie de "stance" de combate e garantindo algum bonus até ser "desligada", estas "Rages" também podem ser trocadas por um super golpe que tira vários [W] de dano. Esperem por danos massivos em suas mesas!

Bard - Arcane - Leader: Uma das duas classes básicas do AD&D que foi omitida do PHB (junto com o Druid), o "Menestrel" faz sua gloriosa aparição na 4e. Até o momento as classes de líder são as que têm se mostrado com mecânicas as mais originais e distintas entre si, e não é diferente com o Bardo. O que podemos destacar dos previews é que ele poderá usar instrumentos musicais como implementos, terá vários poderes para dar buff/debuff no campo de combate, além de alguns poderes de cura, inclusive um canção para melhorar o healing surge da party durante os descasos curtos. Outro destaque interessante do bardo é que ele terá uma mecânica diferenciada para fazer multiclassing, será que teremos um canditado a combador-mor? Só o tempo dirá!

Druid - Primal - Controller: Sem dúvida uma das classes mais "overpower" da 3.x, que precisou ser "quebrada" entre 3 classes (Druid, Shaman e Warden) para não desequilibrar na 4e. O Druid perdeu parte de sua versatilidade mas manteve sua principal mecânica, o "shapeshifting", que pode ser realizado gastando apenas uma "minor action". Creio que podemos esperar magias focadas no clima e na natureza, tais como relâmpagos, tufões, "entagles" e similares.

Invoker - Divine - Controller: Mais uma classe que faz o seu "debut" no mundo de DnD. O que se sabe é que o invocador terá alguma mecânica de conjuração, entretanto pouco detalhes foram divulgados. Espera-se que ele também tenha alguns danos "radiant" em área para que esta classe se torne o terror para os mortos-vivos!

Shaman - Primal - Leader: Lembro-me do shaman ter sido lançado num livretinho capenga de AD&D que um amigo trouxe do EUA, não tenho certeza que ele tenha sido publicado em outros livros posteriormente. Atuando como líder sabemos que ele terá que cumprir o papel de band aid do grupo, mas além disto, o Shaman, ou Xamã, poderá conjurar espíritos companhareios para auxiliá-lo no campo de batalha.

Sorcerer - Arcane - Striker: O "primo pobre" do wizard está de volta, só que ao contrário da 3.x, o Feiticeiro promente ser uma classe bem diferente e mais interessante. O destaque é que o sorcerer utilizará um poder arcano mais cru, vindo de alguma herança sanguinea. É provavel que tenha alguns poderes de closse burst com dano alto para representar um certo descontrole sobre os poderes.

Warden - Primal - Defender: O único defender do PHB2 é também um classe nova. A primeira coisa que chama atenção no Warden é o seu alto HP, já começa com 17+CON e aliado a uma feature que permite que some-se o bonus de CON no AC, podemos esperar personagens duros na queda. Possui uma mecânica para marcar os inimigos que funciona melhor com armas de reach, o que acaba por prejudicar um pouco seu AC, mas nem por isso enfraquece o personagem.


E ai, qual a classe que parece ser mais interessante? Não se esqueçam de votar na enquete ai do lado -->


Continuem rolando os dados!

NC.

9 comentários:

  1. E estou muito curioso pra ver como vai ficar o Bardo, sempre achei que a classe era uma "boa idéia mau executada", espero que isso agora mude.

    Uma coisa legal que o PH2 vai permitir, é a criação de grupos temáticos.

    Divino - Paladin, Cleric, Avenger e Invoker.

    Arcano - Swordmage, Bard, Warlock, Sorcerer e Wizard.

    Primal - Warden, Shaman, Barbarian e Druid.

    Só o Power Source Marcial que vai ficar incompleto, pela falta de um Controller.

    ResponderExcluir
  2. É, estava pensando outro dia exatamente como seria uma classe marcial controller: talvez uma espécie de swashbuckler ou gladiador (acostumados a lutar com múltiplos inimigos e a usar táticas para dar penalidades ou forçar movimentos - jogar areia nos olhos, improvisar armas, puxar tapetes). Mas ficaria mto centralizado no ataque melee. É difícil mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Thiago,

    já deu uma olhada neste outro post?

    http://nerdcore-dnd.blogspot.com/2009/02/martial-controller.html

    ResponderExcluir
  4. O interessante é que dá para ter uma base do que vei ser criado vendo a Dragon. Pelo menos eu acretido que muito material será aproveitado de lá (não acredito que integralmente, mas com adaptações sim, muita coisa será aproveitada) já que no CB oficial que se baixa da WC muitos talentos, Builds e classes tem a dragon como referencia...

    ResponderExcluir
  5. Lá no tópico do Martial Controller eu mencionei que minha visão da classe é a de um "Alquimista de Combate" (acho até que tem uma classe de prestígio assim em Reinos de Ferro ou em Eberron).

    Seria uma espécie de "granadeiro medieval", um guerreiro com conhecimentos avançados em alquimia e habilidade em ataques de arremesso, ele atacaria arremessando bombas explosivas, ácidas, de gás e outros tipos, mantendo a característica do Controller de afetar vários inimigos de um vez, causando dano ou atrapalhando sua movimentação.

    ResponderExcluir
  6. A Wizards já adotou o lema de "nada se cria, tudo se transforma" dos alquimistas a muito tempo. SÓ vai ter material aproveitado da Dragon!

    Martial Controller sucks. Big time.

    E o grupo temático Primal do Renato parece muito interessante, inclusive se for pra interpretar (sei que 4e é meio videogame meio estratégia, mas...).

    ResponderExcluir
  7. D&D é Wargame e TAMBÉM RPG (já perdi a conta de quantas vezes disse/escrevi isso nessa semana).

    ResponderExcluir
  8. Cú perdi meu comentário. Entào vai a versão reduzida.

    Concordo com o Renato quanto ao D&D ser Wargame+RPG .... cabe ao mestre balancear esses elementos na aventura.

    Qual a cisma com o 4ed? Só porque os combates ficaram mais divertidos o jogo tornou-se video-game? Para mim o concetio de batalha agora ficou muito mais verossimil do que o de toda porrada arranca sangue do inimigo.

    Quanto a parte de Role Playing ..... oque mudou em relaçào ao 3.5ed que faz com que as pessoas considerem que D&D fugiu de suas origens RPGisticas?

    ------

    Quanto ao grupo temático realmente é uma boa idéia. Fica muito mais facil de fazer um historia bem fudamentada, e além disso, os personagens tem a origem dos poderes em comum, oque que da uma maior ideia de "time" aos jogadores, contanto que eles gostem de Role Playing.

    ResponderExcluir
  9. Os grupos temáticos ficam bem legais!

    Eu até permitira um Ranger dentro de um grupo Primal (assim como foi no 3.0 no suplemento Masters of the Wild).

    Outros grupos temáticos também são possíveis, só que baseado em alguma outra característica,

    Grupo Animal: Ranger (Beast Master), Druid, Shaman e talvez o Invoker

    Grupo Louco: Warlock, Barbarian e Avenger (é tudo striker, mas é tudo louco)

    ResponderExcluir