segunda-feira, 2 de março de 2009

Nem Fluff nem Crunch: O Melhor Livro de RPG


Olá jogadores, dm's e fanáticos por Dungeons and Drangons!

Assim como eu, aposto que vocês também tem uma pequena biblioteca de livros e material de RPG. Com certeza vocês devem ter suas preferências, preciosidades e raridades...e hoje escolhi o um dos meus favoritos para comentar!

O livro que trago para vocês (este bonitão aí do lado) é um livro atípico na minha coleção, pois não é extamente um livro de regras (crunch), ou cenários (fluff), é na verdade um livro SOBRE RPG, mais proprimante um livro SOBRE D&D.

Este meu "xodó" se chama "30 Years of Adventures - A celebration of Dungeons & Dragons" ou em bom portugês Deviriano "30 Anos de Aventura - Uma Celebração de Caverna do Dragão".

De cara a capa é linda, uma verdadeira obra de arte que merece ser exibida na sala de visitas da sua casa. O material da capa é texturizado e possui uma sobre capa de papel transparente, que dá um toque bem especial ao tomo. As inlustrações internas também são execelentes, com várias imagens clássicas e pinturas de mestres do calibre de Larry Elmore!

Mas vamos ao conteúdo!

O livro começa com um foreword (como chama isso em português?) do Vin Diesel, sim aquele brucutu de diversos de filmes de ação incluindo Triplo X e Velozes e Furiosos. Ele conta sua história com o D&D, e como o RPG o ajudou a desenvolver suas habilidades de interpretação e a carreira de ator.

O texto se entrelaça apresentando 3 conteúdos distintos:

A história do DnD/TSR/WotC: É emocionante entender como tudo começou, como o D&D cresceu o deixou de ser apenas um jogo para se tornar uma mega-empresa nos gélidos lagos de Winsconsin-USA. Uma passagem particularmente interessante é o caso da quase falência da TSR e sua posterior compra pela WotC. É triste pensar que uma decisão gerencial mal tomada quase afundou o nosso hobby.

Os mundos de D&D: O livro conta um pouco da história de R&D dos princiapais mundos de D&D como Forgotten Realms, Dragonlance, Dark Sun, Ravenloft, Spelljammer, Al quadim, Mystara e tantos outros. O principal destaque desta parte do livro são as imagens clássicas e capas antigas dos "boxed sets" e suplementos.

"Causos" de jogadores famosos e semi-famosos: É interessante ver que existem pessoas que assim como você tiveram suas vidas modificadas (de uma forma ou de outra) pelo mesmo hobby que apreciamos com tanto afinco. Cada famoso ou semi-famoso (como o Tom De Santo, produtor dos filmes dos X-men) recebeu uma ficha no melhor estilo monster manual de AD&D, onde contam suas histórias de como descobriram o mundo de RPG e desenvolveram este laço afetivo com o Dungeons and Dragons.
Fica ai a dica e até a próxima
NC.

11 comentários:

  1. Caraca tu tem o livro mesmo??? Comprasse onde?

    ResponderExcluir
  2. Parece bem legal o livro, pra colecionador nenhum botar defeito.

    ResponderExcluir
  3. Foreword = Prefácio

    A coisa mais surpreendente desse livro é descobrir que Vin Diesel sabe escrever =O

    ResponderExcluir
  4. OMG... já tinha ouvido falar desse livro, mas então não havia dado a mínima. Oh, meu dinheirinho querido, que dele tão rapidamente me desfaço...

    Anão Picareta, tem ele na Amazon.com, por módicos US$ 19,46. Infelizmente, só paperback. A versão hardcover chiquetérrima que o NerdCore descreu, só de segunda mão, começando em US$ 7,93.

    ResponderExcluir
  5. Meu deus, eu vi ele na estante do terramedia, quase levei mais acabei pegando o adventurer vault no lugar. se ele não estivesse fechado...

    historia do D&D? tenho que voltar la, esse livro é um must pra eu arrumar de um modo ou de outro!

    ResponderExcluir
  6. Hahahaha,

    é meio queimação falar que Vin Diesel deve seus dotes interpretativos ao D&D. Ele pode até saber atuar, mas este é um evento igual a Aurora Boreal. Todo mundo fala que é bacana mas ninguém nunca viu.

    A moça que trabalha lá em casa acha que o Felipe tá montando uma Bibliotéca em algum lugar devido ao número de caixas da Amazon que chegam todas as semanas lá.

    ResponderExcluir
  7. Tenho que começar a montar minha biblioteca de 4ed, o foda é que também quero fazer uma de True20 e uma de M&M =O desse jeito meu salário não aguenta!!!

    ResponderExcluir
  8. Minha maior decepção foi nunca ter arrumado uma mesa de centro à altura desse livro, que eu adoro também! Acho que é um dos melhores livros para dar na mão de quem nunca jogou enquanto você explica o que é RPG.

    Além disso, ele também ajuda quando você fica desinspirado. Boa lembrança!

    ResponderExcluir
  9. Pessoal,

    só posso falar que o livro é excelente mesmo...comprei ele a cerca de 1 ano atras no stand da terra média no shopping dom pedro em Campinas...se a memória não me falha, paguei cerca de 100 pilas nele.

    Acho que é um item muito bom para os colecionadores e curiosos. Quem tiver um $$ sobrando é uma excelente oportunidade de se adquirir via amazon, pois não conheço onde mais venderia

    ResponderExcluir
  10. Valeu Pelo Post! Queria dar uma olhada nesse livro antes de pegar ele, vai estar na minha próxima lista da Amazônia!

    ResponderExcluir
  11. Vin. Diesel.

    Livro. D&D.

    As duas coisas não se juntam! Vin Diesel usou um Ghost Writer, só pode!

    De qualquer forma, dia 25 quando a Amazon entregar o meu eu descubro.

    ResponderExcluir